Buscar
  • homeStyle

Sheila Basílio - Uma arquiteta HomeStyle

Sheila Basílio foi nossa arquiteta escolhida para representar o estado do Espírito Santo. Com uma careira admirável, prêmios e um olhar diferenciado para a arquitetura e urbanismo ela vem para acrescentar nosso time de arquitetos!

A arquiteta conversou com a gente e respondeu algumas perguntas sobre carreira, futuro e protagonismo feminino no meio. Conheça mais sobre ela e seu trabalho.



Sua trajetória dentro da arquitetura?

Me formei no início de 1990, e em agosto desse mesmo ano já estava em Barcelona-Espanha, para fazer o Mestrado “Arquitectura, Arte e Cuidad” na Escuela Técnica Superior de Arquitectura deBarcelona. Durante a graduação na UFES, sempre estagiei e durante o Mestrado eu fiz cursos de pós-graduação em paralelo e estágio em vários escritórios. O estudo aliado à pratica foram muito bons para minha carreira profissional. Quando voltei para o Brasil, parti para o mercado de trabalho.


Construir uma carreira sólida é um horizonte a ser seguido. Quais foram os principais desafios de sua carreira?

Para se construir uma carreira sólida é necessário aperfeiçoamento constante, boas parcerias – “dois ou mais arquitetos sempre pensam melhor que um”, postura ética profissional e muita dedicação. Meus desafios maiores sempre foram em obras, onde muitas vezes tenho que falar alto para me escutarem. E aí falo em alto e bom tom!

Como funciona o protagonismo da mulher nesse ramo?

A mulher vem conquistando espaço no mercado de arquitetura de interiores, mas ainda é difícil na área de obras grandes. Os construtores e incorporadores são em maioria homens e muitos não dão credibilidade a uma mulher, mas podemos mudar isso com o tempo, pela competência profissional.


Qual a importância de uma esquadria de qualidade?

A escolha das esquadrias é muito importante durante o desenvolvimento de qualquer projeto comercial ou residência. Além do efeito estético, as esquadrias proporcionam iluminação e ventilação aos ambientes, devem garantir o conforto acústico e, dependendo da escolha, até o conforto térmico.

Já explico aos clientes a importância da escolha das esquadrias na etapa do Estudo Preliminar de Arquitetura, para que entendam que é um dos investimentos fundamentais da obra.

Quais seus próximos objetivos dentro da carreira?

Sou idealista e sonhadora, entendo o poder da arquitetura de transformar sonhos em realidade. Vejo o papel do arquiteto como o de promover a união desse sonho aos ideais e à expectativa do cliente. Sempre me atualizo, estou antenada no uso de novas tecnologias, considerando a integração ao ambiente e o respeito à natureza. Como objetivo, projetar espaços de convívio.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo